Blog

Projeto que altera Carf tem regime de urgência na Câmara

2 de junho, 2019

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 29 regime de urgência para o Projeto de Lei nº 6.064, de 2016. O texto acaba com o voto de
desempate da Receita Federal nos julgamentos realizados no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Com o regime de urgência, o projeto poderá ser submetido à votação diretamente em Plenário.
A proposta ganhou urgência num acordo entre os líderes para excluir emendas à Medida Provisória 870, da reforma administrativa do governo Bolsonaro, que limitavam a atuação dos auditores da Receita Federal a crimes tributários. Um texto sobre esse assunto será discutido entre os partidos e incorporado ao projeto para votação direta em plenário.
A expectativa é que, apesar da urgência, o texto não seja analisado hoje por causa da pauta do dia na Câmara. O projeto ainda pode sofrer alterações até sua aprovação.
A mudança que pode ser causada com a aprovação do PL é relevante. O texto sugere que, em caso de empate nos julgamentos no Carf, prevaleça a interpretação mais favorável ao contribuinte. Com essa mudança, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional poderia recorrer das decisões no Judiciário. O que hoje é vetado.
O Carf julga a validade de autuações fiscais e cobrança de tributos federais. Para discutir no órgão os contribuintes não precisam apresentar garantia do valor devido. O órgão tem composição paritária. Metade dos julgadores é indicada por entidades que representam setores da economia e a outra metade pelo ministério da Fazenda. O estoque de processos para ser julgado
no conselho é de R$ 610 bilhões.

Fonte Valor

Relacionados

Receba nossa newsletter mensal diretamente na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.