Blog

O que é: análise do regime de tributação como forma de se preparar para uma reforma tributária

4 de maio, 2021

A escolha do regime de tributação mais adequado é fundamental para a saúde de qualquer negócio. Uma opção malfeita poderá acarretar em prejuízos financeiros, como o pagamento de tributos impróprios, gerando até mesmo problemas com o fisco.

Para fazer a melhor escolha de regime de tributação é necessário um planejamento tributário, por meio de uma análise de mercado, estudos sobre o ramo da atividade que a empresa se propõe a exercer e a média de faturamento. Sem esse planejamento minunciosamente ajustado o empresário corre o risco de comprometer a saúde financeira dos seus negócios.

Por isso, também é muito comum a mudança de um sistema de tributação para outro, seja por alteração no ramo de atividades, seja por variações no faturamento ou até mesmo um mau planejamento. Mas o importante é que a empresa esteja bem adequada ao que necessita, independente do motivo que a fez mudar.

Os três regimes de tributação do Brasil

Está no Lucro Presumido? Fique atento!


Enviada ao Congresso Nacional no ano passado, a proposta de reforma tributária do governo federal visa unificar a cobrança do PIS e COFINS, criando um novo tributo, chamado Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), um imposto do tipo valor agregado (IVA).

Caso seja a proposta siga adiante, a alíquota desse novo imposto será bem maior do que as alíquotas que são hoje aplicadas às empresas, pois subiria dos atuais 3,65% (Lucro Presumido) e 9,25% (Lucro Real) para 12% na CBS. Essa mudança impacta em uma alta na carga tributária para diversos setores da economia.

Neste quadro, é possível que muitas empresas tenham que fazer uma migração de regime tributário optando por um mais vantajoso à empresa. Se esta for a realidade, tenha em mente que o apoio de profissionais preparados é fundamental para que a mudança não se torne mais um empecilho ao negócio.

A FE está à disposição para ajudar a encontrar soluções frente às mudanças que estão por vir. Neste momento de crise, planejar o futuro do negócio é importante para que o presente transcorra tranquilamente.

Nossos profissionais elaboram uma análise detalhada, que considera o histórico dos últimos anos de faturamento, os tributos pagos, a projeção de crescimento e as características de sua empresa. Assim, através de uma análise comparativa, é possível identificar o melhor regime de tributação e o que eventuais mudanças, como as propostas pelo governo, podem trazer.

Relacionados

Receba nossa newsletter mensal diretamente na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.