Blog

Nestlé vence no Carf discussão sobre compensação tributária.

6 de dezembro, 2023

Anexos

A Nestlé obteve vitória decisiva no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) em uma discussão fundamental sobre compensação tributária.

A Câmara Superior do CARF decidiu, em favor das empresas, que a falta de retificação de guias de recolhimento não é razão para a Receita Federal rejeitar compensações com créditos de contribuições previdenciárias. Esse caso específico envolveu a Nestlé, que realizou compensações após identificar pagamentos a mais de contribuições previdenciárias nos anos de 2009 e 2010.

Embora não tenha feito a retificação prévia das Guias de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIPs) para gerar os créditos no sistema, a Câmara Superior acolheu o recurso da empresa. A decisão ressalta que a omissão na retificação não invalida o crédito quando a autoridade fiscal reconhece sua legitimidade.

Essa decisão representa um marco para empresas que utilizam compensações para quitar débitos fiscais. Ela destaca que a legislação ordinária sobre compensação não limita o direito do contribuinte à retificação de obrigações acessórias.

Essa vitória é significativa, pois até então, havia precedentes favoráveis apenas a entes públicos. Esse caso da Nestlé representa um avanço importante para empresas que discutem questões de recolhimento de contribuições previdenciárias, como no caso do salário-maternidade, cuja cobrança patronal foi declarada inconstitucional pelo STF em 2020. As retificações antes do eSocial eram feitas pela GFIP, gerando incertezas para as empresas.

Mesmo após a transição para o eSocial, a Receita entendia que a compensação só poderia ser feita após a alteração. Essa decisão do CARF traz uma perspectiva favorável aos contribuintes, contrastando com algumas decisões desfavoráveis em tribunais regionais.

Relacionados

Receba nossa newsletter mensal diretamente na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.