Blog

Governo quer limitar uso de créditos do PIS/Cofins pelas empresas.

5 de junho, 2024

👉 Empresários: é importante revisar seus créditos tributários para garantir segurança jurídica com as novas regras que poderão entrar em vigência!

O governo federal está propondo uma medida provisória para compensar a perda de receita com a manutenção da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e pequenos municípios este ano.

O que muda? 👇

– Empresas não poderão mais abater créditos do PIS/Cofins em outros tributos. Isso significa que o valor desses créditos só poderá ser usado para pagar o próprio PIS/Cofins.

– O crédito presumido do PIS/Cofins não poderá mais ser ressarcido em dinheiro.

Outras medidas: A MP também antecipa o cadastro de benefícios fiscais e delega aos municípios o julgamento de processos do ITR.

Qual o objetivo? 👇

O governo espera arrecadar R$ 29,2 bilhões com as medidas, valor superior ao necessário para compensar a desoneração da folha (R$ 26,3 bilhões). O objetivo é zerar o déficit das contas públicas neste ano, conforme meta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Quem será afetado? 👇

As medidas impactam principalmente empresas do regime não cumulativo de PIS/Cofins, que respondem por cerca de 66% da arrecadação desses tributos no país.

Entre os setores mais afetados estão: agroindústria, exportadoras de qualquer tipo de produto, petroquímico, farmacêutico, entre outros.

O que as empresas devem fazer? 👇

É importante que as empresas revisitem seus créditos tributários e se adaptem às novas regras. A medida pode gerar aumento na carga tributária para algumas empresas, por isso, é importante buscar orientação para avaliar os impactos e tomar as medidas cabíveis.

A MP terá força de lei assim que for publicada. ainda não foi publicada. As medidas precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional para se tornarem permanentes.

Fique atento!

Relacionados

Receba nossa newsletter mensal diretamente na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.