Blog

Carnaval: o baile dos tributos. Impostos respondem por até 82% dos preços dos produtos típicos de Carnaval.
🔍 Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em dados do Impostômetro, revela que a carga tributária sobre produtos amplamente consumidos durante o Carnaval pode ultrapassar 80%.
Um exemplo é a cachaça, bebida que carrega 81,9% de tributos embutidos em seu preço.
🥂 De modo geral, as bebidas alcoólicas, tão populares nesta época do ano, são fortemente tributadas. Mas os impostos também afetam outros itens típicos do Carnaval.
Por exemplo:
-Máscaras de plástico: 43,93% do preço equivalem a impostos.
– Fantasias de tecido: 36,41% são tributos embutidos.
📊 Segundo João Eloi Olenike, presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), esses tributos elevados recaem sobre produtos considerados supérfluos ou prejudiciais à saúde, de acordo com a legislação.
🇧🇷 Além disso, no Brasil, a tributação é focada no consumo, o que impacta os preços finais para o consumidor. Muitas vezes, isso limita o poder de consumo das pessoas.
🛫 Não são apenas as mercadorias supérfluas que sofrem com a mão pesada do Fisco. As passagens aéreas e bilhetes de viagens também enfrentaram um aumento tributário ao longo dos anos, saltando de 9,25% em 2019 para 22,32% neste ano, segundo a ACSP.