Blog

Você já ouviu falar sobre “A Capitalização da Aposentadoria? ”

11 de janeiro, 2019

O que é a capitalização da aposentadoria?

Todo trabalhador possui uma conta individual onde é depositado  uma porcentagem dos seus rendimentos . Esse dinheiro funciona como uma poupança compulsória quando aplicado pelos gestores. Assim quando o contribuinte se aposentar poderá fazer saques do dinheiro poupado.

E o modelo atual de aposentadoria acaba?

O modelo atual chamado de repartição continua existindo tanto para quem está inserido no mercado de trabalho quanto para futuros contribuintes. A capitalização nada mais é que um complemento na renda da aposentadoria.

Porque criar a capitalização?

Um dos motivos é aliviar as contas da previdência das aposentadorias mais altas. No sistema atual, quando a pessoa se aposenta passa a receber um valor fixo (que é corrigido pela inflação) até sua morte. Atualmente, contribuintes mais ricos se aposentam mais cedo com benefícios maiores e por um período longo. Depois da mudança que prevê um teto mais baixo para esse valor fixo de benefício, o governo economiza dinheiro.

Qual a diferença entre o sistema de capitalização e a aposentadoria privada?

A diferença entre os dois tipos é que na aposentadoria privada é possível fazer saques quando quiser. Já no sistema de Capitalização apenas depois da idade mínima.

 

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Envie para a gente, clicando abaixo.

Relacionados

Receba nossa newsletter mensal diretamente na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua mensagem foi recebida!
Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.